Imagem com logo do site

Questões sobre utilitarismo

Assinale a alternativa que contenha apenas nomes de filósofos utilitaristas.
Sócrates e Aristóteles.
Kant e Bentham.
Kant e Platão.
Platão e Stuart Mill.
Stuart Mill e Bentham.
Qual das afirmações abaixo apresenta uma crítica comum ao utilitarismo?
O utilitarismo é muito individualista e não leva em conta o bem-estar da sociedade como um todo.
O utilitarismo é muito subjetivo e não fornece critérios claros para determinar a moralidade de uma ação.
O utilitarismo se concentra demais nas consequências e negligencia a importância dos deveres e obrigações morais.
O utilitarismo pode justificar ações moralmente questionáveis se elas produzirem o maior grau de prazer para a maioria das pessoas.

Nem sempre há consenso em uma sociedade plural, diversificada, sobre se uma ação é certa ou errada, moral ou imoral. Um bom exemplo disso é o caso do aborto. Considere o caso de um aborto de um feto com menos de 1 mês de idade, quando ele ainda não tem estrutura cerebral suficiente para que seja capaz de sentir dor ou ter outras sensações, num caso em que a gravidez ocorreu por descuido. Algumas pessoas consideram uma ação imoral, enquanto outras pensam que se trata de uma ação moral.

Diante dessa questão, como o utilitarismo raciocinaria para chegar a uma resposta?
O utilitarismo iria avaliar as consequências do aborto para a família e a sociedade em geral, mas não consideraria as consequências para o feto, uma vez que ele não é capaz de sentir prazer ou dor.
O utilitarismo iria ponderar a maximização da felicidade das pessoas impactadas pelo aborto com a preservação do direito à vida do feto, buscando encontrar um equilíbrio entre esses valores.
O utilitarismo iria ignorar completamente as questões éticas e morais, baseando-se apenas em cálculos utilitários frios e impessoais.
O utilitarismo iria avaliar as consequências do aborto, buscando maximizar o bem-estar das pessoas impactadas por ele, como a mãe, o pai, o feto e a sociedade em geral.
O utilitarismo iria prioriza a felicidade individual em detrimento do bem-estar coletivo, mesmo que isso signifique a perpetuação de desigualdades e injustiças sociais.

O utilitarismo recebeu várias críticas de pessoas que pensavam que essa teoria não interpretava corretamente a moralidade. Uma dessas críticas foi elaborada pelo filósofo contemporâneo Robert Nozick.

O experimento mental criado por Robert Nozick, chamado de Máquina de experiências, foi pensado para criticar
a ideia utilitarista de que devemos levar em consideração as consequências de uma ação ao avaliar se está certa ou errada.
a ideia utilitarista de que uma ação moral deve maximizar o prazer dos envolvidos na ação.
a teoria de acordo com a qual todo devem ter direitos iguais.
as pessoas que só se preocupam com os prazeres imediatos em suas vidas.
a ideia utilitarista de que devemos tratar as pessoas de forma imparcial ao julgar a moralidade de uma ação.
Diferente de uma ética baseada no dever, como a kantiana, o utilitarismo é consequencialista. Quanto ao conceito de consequencialismo, assinale a alternativa correta.
O consequencialismo é uma abordagem que prioriza as regras e os deveres morais acima das consequências produzidas por uma ação.
O consequencialismo acredita que ações como a mentira estão sempre erradas, pois nunca geram consequências positivas.
O consequencialismo considera apenas as intenções por trás de uma ação, independentemente das consequências que ela possa produzir.
O consequencialismo defende que as consequências de uma ação não são importantes para determinar sua moralidade, mas sim a intenção do agente.
O consequencialismo avalia a moralidade de uma ação a partir das suas consequências, buscando maximizar as consequências positivas e minimizar as negativas.